Tutorial: Criar um óculos com Lentes

Esse tutorial, além de mostrar mais uma vez como se usa o , mostrará também o recurso Lens.

1 - Da régua horizontal, superior, puxe uma linha até a metade vertical da sua área de trabalho em seguida clique em View > Snap to Guidelines. Com a ferramenta Ellipse Tool e ao mesmo tempo pressinando da tecla CTRL, faça um círculo de aproximadamente 5 cm de diâmetro. Duplique esse círculo (CTRL + D) e arraste a cópia deixando-a ao lado do primeirp círculo na distância aproximada que existe entre duas lentes de óculos. Faça esses dois círculos "pousarem" sobre a linha criada pela régua, essa linha "atrairá" os círculos. Agora, trace outro círculo, um pouco menor que o primeiro, de modo que dentro do círculo externo tenha aproximadamente a largura de um aro de óculos. Clique neste círculo menor e, apertando a tecla Shift, marque o círculo maior também. Vá em Arrange > Lign e Distribute e clique em Center horizontal e vertical. Assim o círculo menor ficará centrado exatamante em relaçào oa maior. Duplique o círculo menor e faça o mesmo com a outra "lente" dos óculos. Você terá uma imagem semelhante a esta:

2 - Agora vamos fazer um pequeno arco entre as lentes para fazer o suporte que segura os óculos no nariz. Faça um pequeno retângulo e vá em Effects > Envelope e escolha Single Arc (Na tela que se abre à direita da área de trabalho é a segunda ferramenta). Nosso arco está agora com ganchos nas pontas e no meio. Puxe com o mouse os ganchos centrais até que o retângulo fique semelhante ao do tutorial. texto. Clique nele arraste-o até o centro dos óculos. Veja:



3 - Marque com o Pick Tool os dois círculos maiores e esse aro que acabamos de fazer. Vá em Arrange > Shaping > Weld. Com isso transformamos as imagens em um só objeto, "fundindo" todos os elementos em um só. Veja:

- Agora vamos usar o recurso do Trim. Marque os dois círculos menores, clicando neles e pressionando a tecla Shift ao mesmo tempo. Vamos novamente em Arrange > Shaping > Shaping > Trim e marcamos Source Objects. Clicamos, então no botão Trim. Nosso cursor mudará de formto e com ele clicamos em um dos círculos maiores. Vamos agora colorir os óculo. Com o óculos marcado (menos os dois círculos menores), vá em Fill Tool > Fountain Fill Dialog. Lá escolha Linear, Angle = -90 e clique também em Custom. Veja que apareceu em baixo um retângulo comprido e ao lado um quadrado onde podemos escolher cores. Deixe o Position com valor 0 e peça Other no quadrado de cores ao lado. No sistema CMYK escolhemos esses valores: C = 0, M = 20, Y = 40 e K = 60. Clique Ok. Coloque agora no Position o valor 64. Clique novamente em Other e entre os valores: C = 0, M = 20, Y = 60 e K = 20 e, por último, coloque o valor 100 no Position, e em Other entre os valores: C = 0, M = 20, Y = 40 e K = 20. Saia do Fountain Fill Dialog clicando Ok. Nosso óculos estão agora coloridos. Veja:

5 - Agora resta acrescentar o efeito de lente. Clique nos dois círculos menores pressionando ao mesmo tempo a tecla Shift para marcá-los. Vá em Effects > Lens. Procure na tela que se abre o efeito Magnify no menu existe lá, e coloque para Amount o valor 1,8. Clique em Apply. Aparentemente nada mudou. Rodeie com a ferramenta Pick Tool os óculos e clique CTRL + G para agrupar todos os elementos dos óculos. Escreva um pequeno texto de algumas linhas, e arraste os óculos por cima desse texto. Também aparentemente nada aconteceu porque os óculos estão "por baixo" do texto. Com os óculos marcados vá em Arrange > Order > To Front. Pronto, agora temos óculos para ver mais de perto o nosso texto: